BAND NEWS

DENÚNCIA GRAVE

Um dos MAIORES ativistas do Movimento Homossexual do Brasil publica na internet, endereços de pessoas que defendem a família

Isto é gravíssimo e as autoridades brasileiras precisam INVESTIGAR tal fato, denunciado pelo site LifeSiteNews.com.

 

ANTES DE LER A DENÚNCIA, saiba o que está publicado sobre um dos líderes do movimento homossexual brasileiro, no blog de Jael Savelli:
 

Luiz Mott, 61 anos, é decano do Movimento Homossexual no Brasil; fundador do Grupo Gay da Bahia; autor de um artigo em que afirma que Jesus era um sodomita ativo e o evangelista São João, seu amante favorito“.

 MATÉRIA DA DENÚNCIA

Matthew Cullinan Hoffman

BRASIL, 20 de maio de 2008

(LifeSiteNews.com) — O mais destacado líder do movimento de militância homossexual do Brasil, Luiz Mott, está atacando ativistas pró-família publicando seus endereços residenciais e entrando com acusações formais contra eles por “difamação”.

Entre os que estão na mira está “Jael Savelli”, pseudônimo de uma mulher brasileira que é autora do blog “Pedofilia Não!”. No ano passado, Savelli desmascarou Luiz Mott defendendo a pedofilia e a pederastia num artigo famoso intitulado “Luiz Mott: Pedofilia Já!”

O ativista pró-família e escritor Julio Severo também é alvo dos ataques de Mott, embora o endereço publicado como sendo de Severo não esteja correto. Em numerosos artigos em seu blog e num livro intitulado “O Movimento Homossexual”, Severo incorreu na ira de Mott ao denunciar a conduta homossexual como imoral de acordo com a Bíblia. Recentemente, ele apareceu na televisão nacional criticando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua promoção da agenda homossexual no mundo inteiro.

“O Ministério Público da Bahia exigiu que o site Mídia Sem Máscara, que publicou meu artigo… divulgasse informações sobre minha identidade e endereço”, Savelli declarou para LifeSiteNews.com.

Agora, Mott publicou o endereço dela, depois que de algum modo misterioso o endereço dela acabou nas mãos dele, e Savelli está preocupada com a segurança dela. “O movimento homossexual é extremamente articulado e forte em minha cidade e não seria prudente da minha parte ignorar a possibilidade real de algum tipo de atentado contra mim ou contra os meus familiares”, disse ela.

O artigo de Savelli sobre Mott cita um artigo escrito por Mott, “Meu Moleque Ideal”, que indica uma preferência por pederastia. No artigo, Mott declara abertamente que, “no meu caso, para dizer a verdade, se pudesse escolher livremente, o que eu queria mesmo não era um homem e sim um meninão. Um ‘efebo’ do tipo daqueles que os nobres da Grécia antiga diziam que era a coisa mais fofa e gostosa para se amar e f…”.

Além disso, num artigo publicado no site dele, Mott escreve que “na minha opinião, o tabu e a repressão das relações sexuais entre adultos e jovens são apoiados por dois preconceitos, de que o sexo tem uma idade legal específica para se iniciar e de que todo relacionamento entre alguém mais velho e alguém mais jovem sempre implica violência e repressão. Estudos comprovam que ainda no útero o bebê já tem ereção…” (veja cobertura anterior de LifeSiteNews ).

O novo ataque de Mott, que aparece em seu site, essencialmente afirma que pelo fato de que ele realmente não foi condenado pelo crime de pedofilia, é difamação comentar que os textos dele descaradamente defendem a prática.

Além de Savelli e Severo, vários outros conhecidos ativistas pró-família são alvos do texto, inclusive Eliezer de Mello Silveira, advogado do Centro Apologético Cristão de Pesquisas, Rozangela Justino, psicóloga que realiza terapia reparativa para homossexuais que desejam mudar sua orientação, e Olavo de Carvalho, filósofo brasileiro que hoje vive nos Estados Unidos e edita a revista eletrônica Mídia Sem Máscara, e que também publicou o texto de Savelli desmascarando Mott. Além do endereço de Savelli, Mott também publicou o endereço de Mello Silveira.

Severo, como Savelli, está ao que tudo indica sendo investigado pela polícia brasileira em resposta às queixas criminais de Mott, registradas no final de 2007 e em janeiro de 2008. De acordo com o registro de IP dos visitantes do blog dele, a polícia acessou o site dele quase 50 vezes em dias recentes.

O texto de Mott e as investigações das autoridades brasileiras são o episódio mais recente numa série de ataques legais e pessoais que estão sendo feitos contra ativistas pró-família no Brasil pelo poderoso movimento homossexual, que goza publicamente apoio e financiamento do governo.

Mott, que é conhecido no Brasil como o “deão” do movimento homossexual, participou da criação do programa “Brasil sem Homofobia” do governo brasileiro. O programa busca promover a aprovação social do homossexualismo e da “não discriminação”. O governo do presidente socialista Lula também condecorou Mott com a Medalha da “Ordem do Mérito Cultural”.

Mott fez ameaças sutilmente disfarçadas contra o ativista pró-família Julio Severo no passado, falando acerca de condená-lo à “prisão perpétua em Sodoma e Gomorra”. Outros homossexuais publicaram ameaças mais explícitas e obscenas contra Severo. Ele permanece escondido dos grupos homossexuais bem como de seus aliados governamentais, os quais ele afirma agirem com impunidade no Brasil e acionam a justiça brasileira contra os cristãos que se opõem ao homossexualismo, muito embora o governo não tenha conseguido passar sua pretendida “lei de homofobia”.

“Lula e seus aliados socialistas têm estado envolvidos em escândalos sérios e eles estão sob sérias acusações, mas ele tem estado praticamente intocável pelos tribunais. Mesmo com leis adequadas contra o que ele tem feito, ele tem dado um jeito de escapar de todas as acusações”, Severo declarou para LifeSiteNews.com.
 

“Não existe nenhuma lei anti-homofobia contra nosso direito de defender os princípios da Bíblia acerca do homossexualismo, mas o mesmo sistema de justiça que vem deixando políticos corruptos escaparem imerecidamente pode me condenar de forma covarde”.

Links relacionados:

Blog de Julio Severo

Veja o artigo do blog de Savell Blog acerca Mott

Mídia Sem Máscara

Blog da Dra. Rozangela Justino

Cobertura anterior de LifeSiteNews:

Homossexuais brasileiros entram com ações legais por crime de ódio contra cristãos brasileiros
 

Grupos gays brasileiros lançam múltiplas ações legais para silenciar a oposição cristã

Leader of Brazil Homosexual Movement Under Investigation for Pedophilia

Fonte: LifeSiteNews

Fonte: www.juliosevero.com.br

DENUNCIE ÀS AUTORIDADES BRASILEIRAS ESTE FATO GRAVÍSSIMO PUBLICADO NO TEXTO ACIMA:

1) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

2) MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

3) ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (mande e-mail para a OAB do seu Estado)

FIQUE ATENTO BRASIL, pois o Projeto de Lei Complementar 122/2006 (da chamada Lei da Homofobia) ainda nem foi aprovado pelo Senado Federal e já estão agindo assim. Imagine se este projeto for convertido em lei. Haverá uma mordaça na boca de cada brasileiro e nunca mais ninguém poderá defender os princípios bíblicos sobre a família e contrários à prática homossexual e alguns textos bíblicos que fazem referências ao homossexualismo, como os abaixo, terão que ser evitados nos cultos, nos estudos bíblicos, nas pregações et cetera, sob pena de quem a eles se referir, ser CONDENADO, podendo ficar até 5 ANOS na CADEIA:

Romanos 1.26-27: “Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”.

1 Coríntios 6.9-10: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. Se alguém quiser comentar este texto, não poderá fazer referência a “efeminados” e “sodomitas”.

Levítico 18.22: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação”.

 

LIBERDADE DE CULTO

AMEAÇADA NO BRASIL

 

O que podemos fazer então

para evitar isto ?

Telefone hoje ao Senado Federal dirigindo mensagem ao senador do seu estado para que assuma posição irrestrita a favor da família brasileira e contra a privilegiação da sodomia nas leis.

O telefone gratuito do Senado é 0800 61 22 11. (também pode ligar do celular).
 

A telefonista perguntará o seu CEP para fazer o seu cadastro. Depois disso, ela perguntará qual a sua mensagem. Pode ser algo como:

Peço a Vossa Excelência que vote NÃO ao PLC 122/2006, que pretende glorificar o homossexualismo e instaurar a perseguição religiosa no país.

A telefonista perguntará a quem você quer enviar a mensagem. Pode ser:

A todos os Senadores do meu Estado (que são três).

Pronto. A ligação é gratuita.

Portanto, vamos começar a mobilização.

MOBILIZEMO-NOS HOJE, PARA NÃO CHORARMOS AMANHÃ.

Mande urgentemente mensagens para outros irmãos (orkut, e-mail, telefone et cetera), mobilizando-os também.

Para entender o perigo do PLC 122, abra estes links:

-O perigo do PLC 122/2006

-Mais artigos sobre o PLC 122/2006

Fonte: www.juliosevero.com.br (com algumas adaptações)

VEJA O QUE PODE ACONTECER EM TODO O BRASIL, CASO ESSE PROJETO DE LEI SEJA APROVADO:

HOMOSSEXUAIS da Paraíba entraram na justiça contra entidade evangélica, devido OutDoor (foto abaixo), com versículo bíblico, e JUSTIÇA MANDOU RETIRÁ-LOS“.

 

 


CONTATO COM OS SENADORES PELA INTERNET

Contatos com os senadores diretamente envolvidos no PL 122/06:

Fátima Cleide Rodrigues da Silva (PT-RO), relatora do projeto (favorável)
Tel.: (61) 3311-2391 a 2397
Fax: (61) 3311-1882
Correio eletrônico: fatima.cleide@senadora.gov.br

Paulo Renato Paim (PT-RS), apresentou diversos projetos neste sentido, condensados no PL 122/06 (favorável)
Tel.: (61) 3311-5227/5232
Fax: (61) 3311-5235
Correio eletrônico: paulopaim@senador.gov.br

Marcelo Bezerra Crivella (PRB-RJ) – (contrário à redação como está)
Tel.: (61) 3311-5225/5730
Fax: (61) 3311-2211
Correio eletrônico: crivella@senador.gov.br

Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada senador e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.senado.gov.br ou ligue gratuitamente de qualquer lugar do país no Alô Senado 0800 61 22 11.

Contatos com os deputados diretamente envolvidos no PL 6418/2005:

Janete Rocha Pietá (PT-SP), relatora do projeto (favorável)
Telefone:(61) 3215-5578
Fax: (61) 3215-2578
Correio eletrônico: dep.janeterochapieta@camara.gov.br

Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) (contrário à redação como está)
Telefone:(61) 3215-5226
Fax:(61) 3215-2226
Correio eletrônico:
dep.pastormanoelferreira@camara.gov.br
Para encontrar os nomes, endereços e telefones de cada deputado e a íntegra do projeto de lei acesse: http://www.camara.gov.br.
Confira a lista de senadores que integram a CDH
Peça para todos os senadores, em especial os que integram a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, principalmente os do seu Estado, a votarem CONTRA o PLC 122/2006.
Alô Senado: 0800 61 22 11 (ligação gratuita)

Também envie e-mails
 
RELAÇÃO DOS SENADORES QUE INTEGRAM A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA:

1) PRESIDENTE: Senador Paulo Paim - RS: paulopaim@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-5227/5232
Fax: (61) 3311-5235

2) VICE-PRESIDENTE: Senador Cícero Lucena - PB: cicero.lucena@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311.5800 5808
Fax: 61) 3311.5809

3) FÁTIMA CLEIDE - RO: fatima.cleide@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-2391 a 2397 Fax: (61) 3311-1882

4) PATRÍCIA SABOYA GOMES - CE: patricia@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-2301/2302
Fax: (61) 3311-2865

5) INÁCIO ARRUDA - CE: inacioarruda@senador.gov.br
Tel.: (61)3311-5791 / (61)3311-5793 Fax: (61)3311-5798 Inácio Arruda

6) LEOMAR QUINTANILHA - TO: leomar@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2073 a 2078 Fax: (61) 3311-1773

7) GERALDO MESQUITA JÚNIOR - AC: geraldo.mesquita@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-1078/1278/1279 Fax: (61) 3311-3029

7) PAULO DUQUE - RJ: paulo.duque@senador.gov.br
Tel.: 61-3311.2431 a 2437 Fax: 61-3311.2736

9) WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA - MG: wellington.salgado@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2244/2245 Fax: (61) 3311-1830

10) GILVAM BORGES - AP: gilvamborges@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-1717 1719 1720 Fax: (61) 3311-1723

11) CÉSAR BORGES - BA : cesarborges@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2212 a 2217
Fax: (61) 3311-2982

12) ELISEU RESENDE - MG: eliseuresende@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311.4621 / 4791
Fax: (61) 3311.2746

13) ROMEU TUMA - SP: romeu.tuma@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2051/2057 Fax: (61) 3311-2743

14) JONAS PINHEIRO - MT: jonaspinheiro@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2271/2272 Fax: (61) 3311-1647

15) ARTHUR VIRGILIO - AM: arthur.virgilio@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-1413/1301 Fax: (61) 3311-1659

16) CRISTOVAM BUARQUE - DF: cristovam@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2281 Fax: (61) 3311-2874
 

17) JOSÉ NERY - PA : josenery@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2104 Fax: (61) 3311-1635

17) SERYS SLHESSARENKO - MT: serys@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-2291/2292
Fax: (61) 3311-2721

19) EDUARDO SUPLICY - SP: eduardo.suplicy@senador
Tel: (61) 3311-3213/2817/2818
Fax: (61) 3311-2816

20) SÉRGIO ZAMBIASI - RS: sergio.zambiasi@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-1207/1607
Fax: (61) 3311-2944

21) SIBÁ MACHADO - AC: siba@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2184 a 2189
Fax: (61) 3311-2859

22) IDELI SALVATTI - SC: ideli.salvatti@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-2171/2172
Fax: (61) 3311-2880

23) MÃO SANTA - PI: maosanta@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2333/2335
Fax: (61) 3311-5207

24) ROMERO JUCÁ - RR: romero.juca@senador.gov.br
Tel.: 311-2111 a 2117
Fax: (61) 311-1653

25) VALTER PEREIRA - MS: valterpereira@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2222/2224
Fax: (61) 3311-1750

26) JARBAS VASCONCELOS - PE: jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-3245
Fax: (61) 3311- 1977

27) EDISON LOBÃO - MA: edison.lobao@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2311 a 2313
Fax: (61) 3311-2755

27) HERÁCLITO FORTES - PI: heraclito.fortes@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2131 a 2134
Fax: (61) 3311-2975

29) JAYME CAMPOS - MT: jayme.campos@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311.4061 / (61) 3311.1048
Fax: (61) 3311.2973

30) MARIA DO CARMO ALVES - SE : maria.carmo@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-1306/4055
Fax: (61) 3311-2878

31) MÁRIO COUTO - PA: mario.couto@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-3050
Fax: (61) 3311-2958

32)LÚCIA VÂNIA - GO: lucia.vania@senadora.gov.br
Tel.: (61) 3311-2035/2844
Fax: (61) 3311-2868

33) PAPALÉO PAES - AP: papaleo@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-3253/3258/3262/3277
Fax: (61) 3311-3293

34) FLÁVIO ARNS - PR: flavioarns@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-2402 a 2405 Fax: (61) 3311-1935

35) Magno Malta - ES :magnomalta@senador.gov
Tel.: (61) 3311-4161/5867
Fax: (61) 3311-1656

36) Marcelo Crivella - RJ: crivella@senador.gov.br
Tel.: (61) 3311-5225/5730
Fax: (61) 3311-2211

 

 

HOMOSEXUALISMO: "amplo apoio do governo".

 

Vejam estas manchetes:

 

Ø     O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirmou que a idéia de uma lei que aprove a união civil de homossexuais no Brasil tem "amplo apoio do governo". (Fonte: http://www.overbo.com.br/)

 

Ø     O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), protocolou uma ação no Tribunal Federal (STF), com vistas a estender para os casais homossexuais o tratamento que já é dado aos casais heterossexuais pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado. Na ação, Cabral afirma que negar esses direitos aos casais homossexuais é uma "discriminação sexual" que viola os preceitos fundamentais previstos na Constituição. (Fonte: http://www.overbo.com.br/)

 

Ø     Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada dia 08 de abril,  no jornal Folha de São Paulo, 49% da população é contrária à medida; 7% é indiferente e 2% não souberam opinar. 42% afirmaram ser favoráveis. Entre as mulheres, o índice de favoráveis ao casamento gay foi de 46% e de 37% entre os homens. Entre as pessoas com nível superior, 58% aprovam a união gay. O índice cai para 39% entre as pessoas com menor renda. (Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo)

 

  • 22/04/2008 - Beijo Gay previsto para final de Duas Caras

O autor de Duas Caras, Agnaldo Silva, prometeu na última semana, em seu blog, que vai ter beijo gay no final da trama exibida pela Rede Globo. Em um post publicado o autor escreveu: "acabei de decidir, é notícia fresquinha, saiu do forno das minhas idéias quentes agora mesmo, vocês querem e eu não posso lhes negar isso: SIM, VOU FAZER O BEIJO GAY NO FINAL DE DUAS CARAS! Carlão e Bernardinho (foto) que me aguardem...". Escrito desta maneira mesmo, em letras maiúsculas.

Aguinaldo afirma ainda que a novela não teria uma marca sua se desse "outra violenta sacudidela" na história. "Carlão vai ficar cada vez mais apegado a Bernardinho, até descobrir que está apaixonado por ele..."
O autor escreveu que, após sofrer um grave acidente, no qual perderá a moto que comprou com o dinheiro de Bernardinho, Carlão vai se arrepender de ter magoado o chef e se declara ainda no hospital. A cena deve ir ao ar nas próximas semanas. Agnaldo, no entanto já revelou o conteúdo na íntegra desta cena em seu blog. Confira: http://bloglog.globo.com/aguinaldosilva/
Beijo gay já foi polêmica anteriormente na TV Globo. Em América, por exemplo, o público aguardava por um beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Glória Perez, autora da novela, chegou a gravar o beijo, mas ele não foi ao ar. (Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo)

 

  •  26/03/2008 - Casamento gay quer ser o primeiro do Brasil.

No próximo dia 10 de abril, será realizado em São Paulo mais um casamento gay, que vem sendo noticiado como o primeiro casamento gay brasileiro pelas mídias tradicionais, o que sabemos que não é verdade, pois muitos casais se uniram em cerimônias semelhantes. O jornalista, apresentador e repórter da Rede TV! Felipeh Campos, 34, e o produtor de moda Rafael Scapucim, 26, receberão 600 convidados para a celebração organizada por Marcia Possik.
A lista de convidados inclui políticos (entre eles o governador do Rio, Sérgio Cabral, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab), artistas, jornalistas e empresários da mídia, entre outros. Além de um contrato de parceria oficializando a União Estável entre os dois, Felipeh e Rafael, que vivem juntos há cinco anos, vão realizar uma cerimônia religiosa para abençoar seu casamento.

Em entrevista ao Jornal O Dia Felipeh afirma: "Não somos ativistas de nenhum movimento gay e não queremos mudar o comportamento de ninguém. Apenas achamos que devemos comemorar nossa união, nosso amor, como faria qualquer casal apaixonado, com tudo o que temos direito. Está na hora desse patrulhamento todo acabar. Porque o Elton John pode e a gente não? A gente pode, sim, e vai ser lindo".
O casamento do ano acontecerá no Espaço Ônix. Ao som de atabaques, Felipeh e Rafael se unirão em cerimônia conduzida pelo babalorixá Pai Cido de Oxum, que ministrará o ritual de casamento orientado pelo candomblé, que já é a religião dos noivos. Um coral de baianas entoará cânticos durante a celebração.

Os noivos entrarão juntos, vestindo batas brancas de richelieu, produzidas pelo estilista Cacau Brasil, e estarão descalços, como manda a tradição afro. No altar, desenvolvido exclusivamente para a cerimônia, flores, pipoca e milho servirão de oferendas aos orixás.

O anel, que simboliza a aliança feita pelos noivos, é uma criação exclusiva da designer Rosana Negrão, em ouro branco e amarelo. (Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo)

Torna-se absurda ignomínia, imoral, descabida e nojenta a relação sexual entre pessoas de mesmo sexo, pois os órgãos utilizados por elas (no caso dos homens) na relação sexual foram criados para expelir excrementos nas necessidades fisiológicas. Mas tal assunto é tratado com o simples e “inocente” termo: OPÇÃO SEXUAL pelos ditos moralistas de plantão, entre eles autoridades constituídas que não se dão o mínimo respeito. Na verdade são sem vergonhas com a mente entupida de lascívia e aberrações sexuais de todos os tipos.

 

A Bíblia exorta:

"Com homem não te deitarás, como se

fosse mulher; é abominação". (Levítico 18:22 )

"Se também um homem se deitar com outro homem, como se

fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (Levítico 20:13).

Devido a esse clamor pelo reconhecimento do homossexualismo como algo normal, nossas crianças estão sendo as próximas vitimas, São estrupos, pedofilias e assassinatos. Olhem! Senhores Senadores e Deputados deixem por um momento a ganância de vocês e vejam os princípios da moral, da civilidade e dos bons modos sendo destruídos.

 

Hoje se libera e reconhecem-se as relações homossexuais, amanhã estejam preparados para ver coisas piores acontecerem com crianças, nossos filhos e com a geração futura, pois não há limites para a carnalidade humana.

 

Edgar Ribeiro

"O que é pregação?"

"Os dons espirituais cessaram?"

PÓS-MODERNIDADE & RELATIVISMO

Introdução
 

“Estamos espiritualmente famintos e interiormente vazios”, afirmou certa vez o filósofo Battista Mondin ao discursar sobre a axiologia ou ciência dos valores. A sociedade pós-moderna serve um vasto cardápio de teorias, mas o homem continua a procura de valores morais absolutos aos quais possa viver. Um panteão de divindades é oferecido ao homem pós-industrial, mas ele ainda anseia pelo Deus verdadeiro. O que mais urge em nossa sociedade, presa aos tentáculos do relativismo, são valores e verdades absolutas que restituam ao homem a sua dignidade primária, tão presente em sua gênese divina.

 
Em uma das aulas de Filosofia do Ensino Médio, a professora Sophia apresentou o tema "Valores e Identidade em Conflito", para ser debatido entre as duas equipes formadas naquela manhã. Uma equipe, liderada por Acsa e Júnior, dois alunos cristãos, defendia a existência de valores e princípios verdadeiros que são válidos para todas as pessoas. Outro grupo, no entanto, afirmava que o "certo" e o "errado", o "falso" e o "verdadeiro" são convenções culturais e, portanto, não universais ou absolutos, mas relativos, pois variam de uma cultura a outra. Estava formado o embate entre as duas equipes. Acsa e Júnior permaneceram atentos à defesa da outra equipe, mas defenderam por meio de argumentos bíblicos, éticos e filosóficos a existência de valores universais e absolutos para a vida das pessoas.

I. Definição

1. Etimologia: O vocábulo “relativismo”, procede de dois termos latinos: “relatīvus” e “ismo”. O primeiro que se traduz por “relativo”, “referente”, “respeitante”, “que indica relação”, procede do verbo “refērre” cujo sentido primário é “levar”, mas também “trazer”, “refletir”, “referir” e “relatar”. O segundo, “ismo”, é um sufixo que tanto pode derivar do grego “ismos” quanto do latim “ismo”, mas que ambos denotam sistema, ou doutrina filosófica.

1.1. Conceituação Filosófica: Para compreendermos o relativismo é necessário esclarecermos o conceito de relação (já presente na definição do termo) como categoria do pensamento e conexão objetiva entre uma coisa e outra.

 
Segundo o filósofo Edmund Husserl, o relativismo foi enunciado pela primeira vez por Protágoras de Abdera, filósofo pré-socrático, ao afirmar: “ O homem é a medida de todas as coisas, do ser daquelas que são e do não ser daquelas que não são”. O sentido deste aforismo é que cada pessoa em particular depende das coisas, não de sua realidade física, mas de sua forma conhecida. Logo, o conhecimento é subjetivo, relativo e sensual, ou seja, que “passa pelos sentidos”. A questão levantada é se o homem tem ou não capacidade de conhecer a íntima natureza das coisas e a lei moral absoluta. Se a expressão “o homem” tratar-se de cada ser ou do indivíduo, a forma de relativismo proposta é subjetiva, isto é, circunscrita à pessoa, ao individuo. Assim teríamos tantas verdades quanto são as pessoas.
 

 
Deve-se observar, entretanto, que o relativismo apresentado nesta afirmação protagoriana é relacionada ao “relativismo do conhecimento ou gnosiológico”. Segundo Protágoras, o conhecimento racional é absoluto, enquanto o sensível, é relativo.
 
Vejamos o relativismo na filosofia aristotélica e contemporânea.

1.2. Filosofia Aristotélica: Na filosofia aristotélica, são relativas as coisas cujo ser depende de outras. Nesse conceito, o relativo é oposto ao absoluto, isto é, que existe por si mesmo. Absoluto, portanto, é a Causa sem causa, enquanto o relativo é uma conseqüência proveniente de uma causa e que depende dela para ser explicada. O absoluto é auto-suficiente, enquanto o relativo, não. O absoluto corresponde à existência de Deus e o relativo aos seres criados.

1.3. Conceito Moderno: O relativismo é a teoria que nega a existência de qualquer teoria, regra, moral, ética ou qualquer outro tipo de verdade que assuma para si o postulado de absoluto, inequívoco ou transcendente.

II. Classificação
 
O relativismo, como observamos nos conceitos anteriores, assume diversas categorias ou classificações. Entre elas destacamos:

1) Relativismo Cognitivo (Conhecimento relativo): Segundo o relativismo cognitivo, gnosiológico ou do conhecimento, toda opinião é justificável em razão de suas respectivas evidências. Não existe qualquer questão objetiva as quais um conjunto de normas deva ser aceito. O ateu, por exemplo, está certo por negar a existência de Deus; o cristão está correto ao afirmar que Deus existe. O conhecimento do primeiro é materialista ou naturalista, o do segundo, teológico ou teleológico. No entanto, todas as duas opiniões são relativas. Não se pode assegurar qual das duas é absolutamente verdadeira. Mas, observemos que uma afirmação nega a outra. Portanto, as duas não podem estar certas. Uma está correta enquanto a outra está equivocada. Uma atesta de acordo com a verdade, enquanto outra, segundo a mentira. O relativismo, por conseguinte, é contraditório.
 
De acordo com esta corrente, todas as formas de conhecimento, portanto, são relativas ao mesmo tempo em que não explicam a toda realidade ou verdade, mas delas, apenas possuem partes ou relampejos.

2. Relativismo Moral (Moral relativa): O relativismo moral baseia-se no conceito de que os valores morais variam de cultura a cultura e de povo a povo. Por conseguinte, não é possível determinar o que é certo ou errado moralmente, pois este conceito é variável de acordo com os povos e as culturas. Este conceito também é chamado de situacionismo. De fato, duas pessoas de culturas diferentes podem discordar se uma atitude é certa ou errada, mas ambos possuem um conhecimento absoluto do que é bom ou mau. Logo, é óbvio que em cada homem há a noção ou conceito do que é bom ou mau, embora apliquem essa verdade de modo diferente. A noção de bem e mal, e bom ou mau, podem variar, mas não a existência destes. Nenhum deles, conscientemente, dirá que o bem é mal e que o mal é bem.
O relativismo moral, portanto, crê que a verdade, a ética e a moral possuem um caráter particular, individual, circunstancial e não universal. Isto quer dizer que aquilo que é verdade, ético ou moral para a Acsa e o Júnior, pode não ser verdadeiro, ético ou moral para a outra equipe. E aquilo que é verdadeiro, ético ou moral em uma circunstância, talvez não seja verdadeiro, ético ou moral em outra. Tudo depende das pessoas e das circunstâncias em que estão. Não existe, de acordo com o esse pensamento mundano, normas, verdades ou moral que sirvam para todas as pessoas em todos os lugares. O que é certo para você, talvez não seja certo para outra pessoa, mas nem por isso vocês dois estão certos ou errados, mas a verdade depende do ponto de vista de cada um!
 
Já parou para pensar nos problemas éticos, religiosos e morais do relativismo moral? Muitas práticas imorais condenáveis pela Bíblia são justificadas com base no relativismo moral, pois para os adeptos desse pensamento o indivíduo deve viver como bem entender, de acordo com sua ética e verdade particular. Assim sendo, para o relativista moral a orientação sexual de uma pessoa é um assunto individual, fundamentado na moral do homem pecador. Facilmente se percebe os perigos desse pensamento humano e o modo como contraria os fundamentos éticos e morais das Sagradas Escrituras.
 
Em razão de o relativismo moral afirmar que não existem normas morais universais, ele torna a verdade bíblica relativa ou subjetiva. A Bíblia, por exemplo, poderia ser interpretada de diversas formas. Assim como são diferentes as pessoas, também é diferente a interpretação que cada uma delas dá ao texto bíblico. Logo, a verdade não está na Bíblia, mas na interpretação do leitor. Segundo os leitores relativistas, portanto, a Bíblia diz coisas diferentes para pessoas diferentes. Assim nunca saberemos de fato o que a Bíblia verdadeiramente diz. A Bíblia, no entanto, afirma que ninguém pode explicar por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas (2 Pe 1.20).
 
Um outro problema desse pensamento mundano é que ele impossibilita qualquer discussão a respeito do que é certo ou do que é errado. Uma vez que não podemos chegar a uma conclusão concernente o que certo ou o que é errado, todas as opiniões, discussões, teorias e religiões, mesmo contradizendo uma as outras estarão corretas. Isso gera um caos. Ninguém está errado, todos estão corretos. Imagine a confusão! Na prática, o relativismo moral não funciona, mas os relativistas utilizam-se desses falsos argumentos, a fim de justificarem os seus pecados morais: "Eles dizem que são sábios, mas são tolos", afirma a Bíblia (Rm 1.22).

3. Relativismo Ético (Ética relativa): O relativismo ético acredita que nada é objetivamente mau ou bom, e que a definição de bem ou de mal, depende de um ponto de vista particular da cultura ou de um período histórico. Segundo os relativistas, a moral e a ética são determinadas por condições mutáveis, diferentes e contraditórios, portanto, não se pode absolutizar o conceito de bom ou mau, bem ou mal. Não existe qualquer critério absoluto de moralidade ou ético, daí, qualquer discurso, norma ou padrão ético-moral são arbitrários e inconsistentes.

4. Relativismo Radical (Ceticismo): O relativismo radical é a posição assumida pela corrente filosófica conhecida como “ceticismo”. Segundo o ceticismo o homem não pode chegar a qualquer conhecimento objetivo, quer nos domínios das verdades de ordem geral, quer no de algum determinado domínio do conhecimento. Para o cético, tudo é relativo, pois não é possível afirmar com certeza sobre qualquer possível verdade.

III. Valores Absolutos

Os princípios e valores cristãos são opostos às normas e valores do mundo. Em primeiro lugar porque nós, os cristãos, cremos na existência de um só Deus, cujas leis regem não apenas o Universo, mas nossas vidas, planos e vontade. A cultura mundana, no entanto, nega a existência de Deus, ou então vive como se Deus não existisse (Sl 14; 53).

Os valores cristãos possuem, pelo menos, três características principais. São universais, absolutos e imutáveis, pois procedem da vontade do Deus Pessoal Absoluto, Imutável e Universal. Vejamos em pormenor.
 

  • Universal. Os valores cristãos são universais em função de estarem fundamentados na moral divina. Nosso Deus é um ser moral. Os atributos divinos atestam que o Senhor é santo (Lv 11.44; 1 Sm 2.2), justo (2 Cr 12.6; Ed 9.15), bom (Sl 25.8; 54.6), e verdadeiro (Jr 10.10; Jo 3.33). Portanto, Ele é o padrão moral daquilo que é santo – oposto ao pecado –, daquilo que é justo – oposto a injustiça –, daquilo que é bom – oposto ao que é mau, e daquilo que é verdadeiro – oposto a mentira. Tudo o que é puro, justo, bom e verdadeiro têm sua origem no caráter moral de Deus. Logo, os valores morais são universais porque procedem de um Legislador Moral universal.

    Absoluto. Absoluto é aquilo que não depende de outra coisa, mas existe por si mesmo. Os valores cristãos são absolutos porque procedem de um Deus pessoal que não depende de qualquer outro ser para existir. Ele é eterno (Dt 33. 27; Sl 10.16); existe por si mesmo (Êx 3.14), e tem a vida em si mesmo (Jo 5.26). Deus também é absoluto porque não está sujeito às épocas (1 Tm 1.17; 2 Pe 3.8; Jd 25). Ele governa eternamente o Universo (Sl 45.6; 145.13), e, seu reinado é de justiça (Hb 1.8). Portanto, as leis santas e justas de Deus são absolutas, porque procedem de um Legislador Absoluto.

    Imutável. Imutável é a qualidade daquilo que não muda. Os valores cristãos são imutáveis porque o Senhor Deus é imutável. Ele não muda (1 Cr 29.10; Sl 90.2), é o mesmo em todas as épocas (Hb 13.8; Tg 1.17). Suas leis se conformam ao seu caráter moral, pois Ele é fiel (2 Tm 2.13). Portanto, os valores cristãos são imutáveis porque estão fundamentados no caráter perfeito e imutável de Deus.

    Lembremos que:

    1. A verdade é absoluta, mas o conhecimento que os homens possuem sobre ela pode ser relativo. Até fins da Idade Média, as autoridades eclesiásticas de então, acreditavam, fundamentado no livro de Josué, que a Terra era o centro do Universo. Outros, acreditavam que a Terra era plana e que os mares eram habitados por serpentes aladas, sereias e outros terríveis monstros. No Iluminismo e na época contemporânea, sabe-se que a Terra é que circula em torno do Sol e, não o contrário. Que a Terra é uma esfera e não um cubo. O que mudou? A verdade ou o conhecimento do homem sobre ela? A Terra não mudou de cubo para esfera ou passou a girar em torno do Sol. O nosso conhecimento que mudou, passando de falso para verdadeiro e, não a absoluta verdade de que a Terra é uma esfera e que circula ao redor do Sol.

    2. A verdade é absoluta, não existem verdades relativas. A verdade de uma sentença matemática é universal: 5 + 5 = 10, isto em qualquer lugar a todas as pessoas. A verdade é absoluta ou veraz. A palavra veraz é a raiz da palavra “veracidade”, que significa “verdade”, ou aquilo que é sempre verdadeiro, sem qualquer sombra de dúvida. Quando você aprendeu a simples verdade de que 2+2=4, o seu professor estava falando com uma autoridade veraz. Este é um fato que não tem que ser arbitrado, discutido ou justificado. Ele é verdadeiro. É uma declaração irrefutável de um fato matemático. Como no exemplo acima, qualquer coisa que é verdadeira possui autoridade pelo fato de ser verdadeira. O apóstolo Paulo reconheceu isto: “Porque nada podemos contra a verdade... “ (2 Co 13:8).

A Verdade Tem Autoridade: Rejeitar a verdade é incorrer em julgamento: “Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade (...)” (2 Ts 2.12).

Deus, o Pai, fala a Verdade: Deus sempre diz a verdade; portanto, as palavras d’Ele têm autoridade veraz: “Deus não é homem, para que minta... porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria” (Nm 23.19).

A Bíblia é a Autoridade Veraz: É uma autoridade maior que qualquer posição na Igreja, na ciência ou na filosofia. (cf. Is 8.1). Deus engrandeceu o seu próprio nome e a sua Palavra acima de todas as coisas (Sl 138.2).

continua...

Esdras Costa Bentho

Por Edgar Ribeiro* em 03/01/2008

O LIVRO DE MALAQUIAS

O profeta Malaquias é contemporâneo de Neemias e como este aponta a negligencia e a infidelidade do povo para com as leis de Deus.

 

1 - Os trabalhadores não estavam sendo pagos (Lv 19.13);

 

2 – A parte dos levitas, dos sacerdotes, das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que viviam em Israel estava sendo suprimida em razão de não estar havendo devolução dos dízimos. (Dt 14.22-27); (Dt 14.28-29); (Lv 27.19,30-33; Nm 18.20-24). Ai Deus usando o profeta, diz:

 

 Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês. Mas vocês perguntam: ‘Como é que vamos voltar?’ “(Ml 3.7).

 

MAS QUAL É MESMO A MENSAGEM DE ML?

 

Nao se pode compreender a mensagem de malaquias sem associa-lo com Neemias. Também, não se pode pular o versiculo 5 como fazem muitos pregadores. É neste versiculo 5 que foi registrado os fatos que levaram Deus a dizer que os israelitas não cumpriam suas leis (Ml 3.7), roubando-o nos dízimos e ofertas.

 

Em Ml 3.5 Deus promete ir contra os que exploram (1Ts 4.6) os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que viviam em Israel. Êx 22.21-24; Lv 19.13; Dt 24.14,15,17; Dt 27.19; Pv 22.22,23; Pv 23.10,11; Jr 22.13-17; Tg 5.4,12.

 

Em Ml 3.8 é lançada uma pergunta: Em que te roubamos?” Eis a resposta: Lv 5.15,16; Lv 27.2-34; Nm 18.21-32; Dt 12:6,11,17; 14.23,28; 26.12-15; Ne 10.37-38; 12.44; 13.4-14; Rm 2.22

 

Ml 3.10 mostra como os Israelitas deviam voltar para Deus: “Trazei todos os dízimos”. 2Cr 31.4-10; Ne 10.33-39; Pv 3.9,10 “a casa do Tesouro”. 1Cr 26.20; 2Cr 31.11-19; Ne 10.38; Ne 12.44,47; Ne 13.5,10-13 “bênção sem medida” são prometidas. Lv 26.10; Dt 26.12-15; 2Cr 31.10; Lc 5.6,7; Lc 12.16,17; Jo 21.6-11.

 

 

 

DÍZIMOS NO ANTIGO TESTAMENTO – PARTE 1

Tudo o Que Você Sempre Quis Saber sobre o Dízimo

(Mas sua igreja nunca teve coragem de te contar)

Peque sua Bíblia e vamos examinar

No A.T era a décima parte (10%), tanto das colheitas como dos animais. Os israelitas eram obrigados a oferecer a Deus (Lv 27.30-32). O dízimo era usado para o sustento dos Levitas, dos Sacerdotes (Nm 18.21-24), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Dt 14.28-29; Dt 15.7,10, 11).

 

 

LEVITAS - Membros da tribo de LEVI (Levi foi o 3° filho de Jacó e Lia Gn 29.34 também era o nome de uma das 12 TRIBOS de Israel, a tribo sacerdotal, formada pelos descendentes de Levi |Nm 3.5-39|.). Os levitas ajudavam os sacerdotes nos serviços do TABERNÁCULO (Nm 3.5-13) e, depois, do TEMPLO (2Cr 8.14). Viviam dos dízimos levados pelo povo de Israel.

 

ESTRANGEIRO OU GENTIO; era um não-israelita (Lv 20.2). Deus protegia os estrangeiros (Dt 10.18). Eles podiam fazer parte do povo de Deus (Nm 9.14; 15.14-16). Os israelitas não deviam explorar os estrangeiros (Lv 19.33), mas amá-los (Dt 10.19) e cuidar deles (Lv 19.10; Mt 25.35) com os recursos dos dízimos (Dt 14.29).

 

ÓRFÃOS - Abandonados, desamparados, privados, desprovidos, que perderam os pais ou um deles. Sl 68:5; Tg 1.27; Jo 14:18. Por ordem de Deus eram amparados pelos Israelitas (Dt 14.29; Dt 15.7,10, 11).

 
VIÚVA - Mulher a quem morreu o marido e que não voltou a casar-se. Salmos 68:5; Atos 6:1; 1 Timóteo 5, 3,16; Dt 14.29; Dt 15.7,10, 11.

 

TRÊS DÍZIMOS?

Na história de Israel, Deus foi alterando a destinação dos dízimos. Sendo verificado 3 dízimos na Bíblia:

 

O PRIMEIRO DÍZIMO (Lv 27.30-33; Nm 18.20-24) – Destinado para os Levitas e sacerdotes.

 

O SEGUNDO DÍZIMO (Dt 14.22-27) – Para os proprietários e para os Levitas (estes levitas por sua vez davam dizimo dos dizimos para o sacerdote).

O TERCEIRO DÍZIMO (Dt 14.28-29; Dt 26.12-15) – Coletado e destinado para a comunidade local em favor dos levitas, das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que viviam em Israel. Era o chamado dízimo dos pobres.

E no NT também é obrigatório o dízimo?   AGUARDE...........!

DÍZIMOS NO N.T - Parte 2

Para compreendermos o assunto: DÍZIMOS NO N.T, deve ser analisadas duas situações:

 

A) DURANTE O MINISTÉRIO DE JESUS

B) DURANTE O MINISTÉRIO DA IGREJA 

 

DURANTE O MINISTÉRIO DE JESUS

1 – O ministério de Jesus:

(a)Nasceu sob a lei (Gl 4.4);

(b)foi consagrado conforme a lei (Lc 2.21-24);

(c)cresceu dentro da lei (Lc 2.39-42);

(d)ao curar mandou cumprir a lei (Mt 8.1-4);

(e) enfim, morreu na Lei (Gl 3.13,14).

(f) Esclareceu a razão da sua vinda:

  “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir(Mt 5.17).

(g) Veio fazer uma Nova Aliança:

 

Velha Aliança

Nova Aliança

Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança (circuncisão) Gn17:10-11

Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito Fp 3:3 Ef 2:11-15

Deus deu a lei escrita em tábuas de pedra Ex 31:18

Deus Grava sua lei em nossos corações Hb 10:16

Deus estabelece um percentual da renda de todo homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor. Gn 28:22   Dt 14:23

Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo. Uma vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso , é tudo dele. Lc 14:33

Fala de uma nação terrena (Israel) com promessas terrenas e esperanças terrenas. At 1:6

Fala de uma nação espiritual (Igreja), celestial, com promessas e esperanças eternas. Fp 3:20-21   I Jo 3:1-2

 

2 – Exerceu seu Ministério como:

a) PROFETA (Mt 13.57; Lc 4.24;13.33);

b) SACERDOTE (Hb 7.11,20-28);

c) REI (Mt 22.41-46).

 

3 - O que ele fez:

a)   Resumiu todos os mandamentos da lei em dois: amor a Deus e amor ao próximo (Mt 22.36-40).

b)Ensinou a maneira correta de se servir a Deus: Mt 25.14-30; Mc 12.13-17,41-44; Lc 3.8-15; 9.57;10.1-11; 16.1-13; 18.18-25; 19.1-9.

c) Condenou a hipocrisia: Mt 23.13-36; Lucas 11:42.; Lc 18.9-14

 

Mateus 23:23 – “...hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”(por causa da lei)

Lucas 11:42 – “...dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas

Estavam desprezando o mais importante da vontade de Deus a justiça, o amor e a fé.

 

 

DÍZIMOS NA IGREJA - Parte 3

Para verificarmos se o dízimo era prática da igreja primitiva, examinemos a Bíblia nos seguintes livros:

O ENSINO PARA A IGREJA

2 Coríntios 8

1 Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia.

2 Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade.

3 Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade (voluntariamente),

 

8 Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não.

 

12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.

13 Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão,

14 Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;

15 Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos. (Êx 16.18)

II Coríntios 9

7 Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

8 E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras.

9 Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Ele dá generosamente aos pobres,

e a sua bondade dura para sempre.” (Sl 112.9)

AS VERDADES ESCONDIDAS

1ª - A contribuição dentro da igreja deve ser completamente espontânea, movida pelo amor genuíno e fé.

2ª - A contribuição deve ser destinada, sempre, ao sustento da vida das pessoas, um verdadeiro “serviço em proveito dos santos”.

3ª – A genuína contribuição cristã é sacrificial, pois é um desejo de ajudar ao próximo em amor.

4ª - A igreja deve receber com alegria, respeito e genuína aceitação, a contribuição de qualquer irmão seja ela de quanto for. Ela deve ser olhada pelo representa: uma oferta voluntária.

 

COMO DEVO CONTRIBUIR?

1ª - Com 100% de disposição no coração para contribuir. “aquilo que o teu coração separou”

2ª - Expressando minha gratidão a Deus.

3ª – Levando em conta as necessidades do pobre, do desamparado e do necessitado.

4ª - Devo ter consciência de sustentar os que servem a igreja, doando a sua vida ao próximo, à comunidade, e aos santos.

5ª - Expressando alegria de viver entre os irmãos e reconhecendo a soberania de Deus.

6ª - Ciente que não sou obrigado, mas preciso ser humilde e fazer sacrifício em prol da obra genuína de Deus.

Benny Hinn é um profeta de Deus?

Não há no mundo todo um conferencista (conferencista?) tão famoso quanto Benny Hinn. É ele um profeta de Deus, um pregador da Palavra? Ou um falso profeta, um animador e manipulador de auditórios? Suas pregações costumam ter conteúdo evangelístico? Enfocam o nome de Jesus? Como se sabe, o ponto alto de suas ministrações são algumas manifestações estranhas, que ocorrem, segundo ele, devido à "nova unção" que está sobre a sua vida.
 

As opiniões sobre a “nova unção” propagada por Hinn são divergentes. Alguns, afirmando que não se pode limitar o poder de Deus, a defendem com veemência. Outros consideram a cena de uma pessoa caída ao chão ou rolando pelo piso de um templo, no mínimo, grotesca. O assunto é polêmico e, por isso, deve ser abordado de maneira franca, objetiva e à luz da Palavra de Deus.

O "CAIR NO ESPÍRITO"

As argumentações “bíblicas” para se defender o “cair no Espírito” são as seguintes, resumidamente: “Em Gênesis 2.21, Deus fez Adão dormir. Por que ele não faria, hoje, o crente dormir, ao ser cheio do poder? Da mesma forma, Abraão ouviu Deus falar quando estava em profundo sono (Gn 15.12). Finalmente, Daniel, Saulo e João caíram pelo poder do Senhor (Dn 10.8,9; At 9.4-8; Ap 1.17)”.
No primeiro exemplo, Deus fez Adão dormir para formar a mulher (Gn 2.22). No caso de Abraão, o sono não foi proveniente de Deus. Ele estava cansado, depois de ficar em pé aguardando uma resposta do Senhor, que aconteceu por meio de uma tocha de fogo (Gn 15.13-21). Nenhum dos episódios, pois, fornece base para o “cair no Espírito”. Aliás, há também exemplos negativos, como o do dorminhoco Êutico (At 20.9), que inclusive estava em um culto...
As quedas de Daniel, Saulo e João também não proporcionam bons argumentos aos defensores da “nova unção”. Daniel contemplou uma grande visão, depois de jejuar durante três semanas (Dn 10.1-3). Paulo viu uma forte luz, que cegou os seus olhos (At 9.8,9). E João viu Jesus em sua glória (Ap 1.10-18). Nessas circunstâncias, seria impossível permanecer de pé.
Os textos empregados para defender o “cair no Espírito” são inconsistentes à luz de seus contextos. Por essa razão, é importante ver o outro lado da moeda. Em primeiro lugar, segundo a Bíblia, Deus nos quer de pé (Ez 2.1; 11.1; Mc 10.49; Ef 5.14). Em contraposição, quem gosta de lançar as pessoas ao chão é o Diabo (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus e seus apóstolos nunca impuseram as mãos sobre pessoas para levá-las ao chão.
Mas a prática da “queda espiritual” já está ocorrendo em muitas igrejas. Curiosamente, alguns “ministradores” de tal prática, como este articulista já presenciou, seguram as pessoas com uma das mãos na testa e a outra na parte inferior das costas, tornando a queda inevitável. Ora, se a pessoa cai de poder, por que forçar a sua queda? E sempre há obreiros para ampará-las...

EVANGÉLICOS EM CRISE

Em seu livro Evangélicos em Crise (Mundo Cristão), Paulo Romeiro combate essa novidade: “O programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma reportagem no dia 16 de abril de 1995 em que mostrou o desenrolar de um culto na igreja Vineyard, de Toronto. As cenas foram grotescas. As pessoas riam histérica e descontroladamente enquanto rolavam no carpete. Um homem se arrastava pelo chão, urrando como um leão” (p.80).
Quanto ao “urro do leão” e à “unção do riso”, Romeiro esclarece: “Alguns citam Isaías 5.29 para defender o urro (...) Mas aqui é uma metáfora (...) As pessoas que usam Isaías 5.29 para defender o urro do leão usariam também Isaías 40.31, ‘sobem com asas como águias’, literalmente para tentar sair voando? (...) Para justificar a ‘unção do riso sagrado’, seus defensores citam Gênesis 18.12, em que Sara riu (...) Entretanto, esta passagem nada tem a ver com gargalhada santa. Além disso, Sara riu de incredulidade, uma atitude nada recomendável para o cristão” (idem, pp.80,81).
Na verdade, tanto o “cair no Espírito” quanto a “unção do riso” são práticas importadas dos EUA, especialmente trazidas por Benny Hinn, recordista em vendagem de livros, que já esteve no Brasil algumas vezes, “ministrando milagres” através de sopros e golpes de paletó. Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na Flórida (EUA), leva inúmeras pessoas a caírem ao chão supostamente pelo poder de Deus.

CONHEÇA BENNY HINN

Infelizmente, muitos crentes, por não conhecerem toda a verdade acerca de Benny Hinn, consideram-no um verdadeiro deus. Os fatos descritos abaixo são duras realidades, mas que devem ser levadas em consideração por aqueles que, cegamente, têm seguido aos ensinamentos de Hinn:
1) Ele declarou que Jesus “... assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus”. Esta declaração blasfema é citada no excelente trabalho crítico de Hank Hanegraaff, Cristianismo em Crise, editado pela CPAD (p.166).
2) Afirmou que o Espírito Santo lhe revelou que as mulheres foram originalmente criadas para dar à luz pelo lado. Todavia, por causa do pecado, passaram a dar à luz pela parte mais baixa de seu corpo (idem, p.373).
3) Ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: “Eu sou ‘um pequeno messias’ caminhando sobre a Terra” (idem, p.119).
4) Asseverou que o homem, em princípio, voava da mesma forma que os pássaros. Segundo ele, Adão podia voar até à lua pela sua própria vontade: “Adão era um superser (...) costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem?” (idem, p.128).
5) Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a “unção” que flui de seus ossos (idem, p.373).
6) Em seu livro Good Morning, Holy Spirit (p.56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos”.
7) Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo (citado em Cristianismo em Crise, p.375).
8) Ao ser criticado, disse que gostaria de ter “uma arma do Espírito” para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, extraídas do livro supracitado (p.376), foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:

“Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim... Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem... E seus filhos e filhas sofrerão” (...)
“Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos...”

9) Hinn concordou em tirar alguns erros do livro Good Morning, Holy Spirit (Bom Dia, Espírito Santo), depois de uma conversa com Hank Hanegraaff (presidente do ICP dos EUA), em 1990. No ano seguinte, admitiu seus erros e prometeu fazer alterações em seus escritos. Entretanto, depois de algumas semanas, retornou às suas velhas práticas (idem, p.375).
10) Defendendo a teologia da prosperidade, pela qual afirma que a pobreza é uma maldição, disse que Jó era carnal e mau (idem, p.103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal” (Jó 1.8).
11) Defensor também da falaciosa confissão positiva, declarou: “Nunca, jamais, em tempo algum, vão ao Senhor e digam: ‘Se for da tua vontade...’ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês”. (idem, p.295). Hinn ignora o fato de o próprio Cristo ter ensinado e empregado tal forma de oração (Mt 6.10; 26.39).
 

Diante do exposto, é Benny Hinn um profeta de Deus? Antes de responder a essa pergunta, leia atentamente Mateus 7.15-23. Bem, agora é com você: reflita e responda, com toda sinceridade e imparcialidade, à pergunta em apreço.

Ciro Sanches Zibordi

O MINISTÉRIO DE ENSINO NA IGREJA

 "O QUE ATENTA PARA O ENSINO ACHA O BEM, EO QUE CONFIA NO SENHOR ESSE É FELIZ".  Prov.16:20

   Nossa ação precisa estar fundamentada em alguns princípios importantíssimos, dos quais às vezes nos esquecemos.  Colleman em seu livro "Como Ensinar a Bíblia " no-los apresenta:

01 O ENSINO CRISTÃO É UM CHAMADO DIVINO. I Cor.12:28
• Quem tem um chamado para um serviço recebe os dons necessários para exercê-lo.  A capacidade de ensinar não é um dom nato contido nos cromossomos de uma minoria favorecida.  Ensinar é uma arte.  Pode ser aprendida, praticada e cultivada.  Efésios 4:11,12,13.

02 OS PROFESSORES QUE DEUS CHAMA PRECISAM DE TREINAMENTO.
• O senso de chamado não substitui a competência. II Timóteo 2:15
• Para ser por Deus aprovado, isto requer esforço, fazer o melhor possível.
• Para não ter do que se envergonhar - significa que muitos podem estar fazendo a obra de qualquer jeito.  E em Jeremias 48:10 lemos que maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente.  Ver também os v. 7,11,29,30,33,38,39, 40, 47.
• Que maneja bem a Palavra da verdade - significa que o professor que não busca conhecer a bíblia, pode acabar ensinando inverdades.

03 A CAPACIDADE DE ENSINAR É APERFEIÇOADA PELA PRÁTICA.
• Aprende-se a fazer fazendo.  Ex: Ninguém aprende dirigir um carro apenas recebendo aulas teóricas.

04 NA ARTE DE ENSINAR NÃO HÁ SUBSTITUTO PARA O TREINAMENTO BÁSICO.
• Isto é saber usar as ferramentas que temos ao nosso alcance no dia a dia.  Não quero dizer com isso que não precisemos inovar em nossas metodologias e no uso de novas tecnologias no ensino, mas elas de nada valerão se não dominarmos primeiro os rudimentos do nosso ofício.  Precisamos aprender andar antes de podermos correr.

05 A BÍBLIA É O CENTRO DO ENSINO CRISTÃO.
• O ensino bíblico é muito amplo.  É muito mais que uma explicação versículo por versículo, ou a base para discussão de um tema.  É muito mais que conhecimento factual ou cognitivo.  É necessário que a Bíblia torne-se  palavra viva, e isto só acontece quando interage dinamicamente com a experiência humana. Hebreus 4.12.

06 O ENSINO BIBLICO É A CONJUGAÇÃO DE SABER, SER  E FAZER.
• Só  saber não adianta -  ensinar é mais que simplesmente transmitir ou compartilhar conhecimentos e informações.
•  Só ser também não adianta-  precisamos ter consciência que o fato de sermos chamados por Deus não nos transforma em super humanos.  Continuamos sujeitos a falhas e fraquezas.  Sabemos que a nossa vida fala mais do que aquilo que ensinamos, mas não podemos confiar só  nessa premissa.  Tito 2.7,8 para isso precisamos fazer o que nos diz Hebreus 4.15,16.
• Só fazer também não adianta - fazer por fazer não produzirá o aperfeiçoamento, nem edificação.  Não haverá crescimento.  Cairemos no ativismo de Marta que foi advertida por Jesus.
• Portanto precisamos saber conjugar o saber-ser-fazer. Tiago: 1:25-26

CONCLUSÃO
• A mensagem bíblica precisa ser transmitida.
• O ensino sempre foi um importante meio de transmissão da Palavra de Deus.  Deut.4.1/ 6.1/6,7
• A atividade mais característica de Jesus durante seu ministério na terra era o ensino. Mat. 4.23
• Os primeiros cristãos partiram para transmitir a mensagem divina ensinando. Atos 2.42
• Como professores da Palavra, você e eu fomos convocados para uma missão de suprema importância.
• O ensino cristão é essencial para a vida da igreja.  Não é apenas proveitoso ou benéfico.  Ele é essencial.
• É necessário, portanto um alto nível de dedicação por parte do professor cristão como o fora Jesus:

-preparo pessoal - I Pedro 5:2,3
-preparo intelectual - II Timóteo 2.15
-preparo espiritual - Hebreus 4.16                                                                                       -Investimento de tempo e energia em relacionamentos pessoais. Prov.27.2
-ser o ensino encarnado

   QUANDO OUVIMOS ISTO, E NOS DAMOS CONTA DO QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR DA EBD, O SENTIMENTO QUE LOGO NOS VEM [E DE MEDO E VONTADE DE DESISTIR.  MAS ESSE SENTIMENTO SEMPRE ACONTECEU COM AQUELES QUE DEUS NO PASSADO CHAMOU PARA DETERMINADA TAREFA.  MAS DEUS NÁO INSISTE EM QUE OS PROFESSORES ALCANCEM SUCESSO.  ELE PEDE APENAS QUE SEJAMOS FIÉIS.


COLLEMAN diz uma frase que muito nos impacta :

Nunca chegamos ao ponto de poder garantir os resultados do nosso ensino, mas não devemos nunca chegar ao ponto de desistirmos de tentar obter resultados.  Colossenses 3.16 e 23 e 24.


                                                                 Prof. Rosangela Motta



NÃO SEJA PEGO DE SURPRESA, LEIA A BÍBLIA

Leia a Bíblia, alimente seu espírito
1 - Como a Bíblia foi Escrita?
2 - Qual é o seu propósito?
3 - Como compreender a Bíblia?
4 - Por que Jesus Cristo é o centro da Bíblia?
5 - Quais os deveres do cristão para com a Bíblia?
6 - Conheça alguns dos símbolos que representam a Bíblia.
7 - A Renovação da Mente através da Bíblia.
8 - Conheça algumas das profecias da Bíblia que já se cumpriram.
9 - Teoria da Evolução - Verdade ou Mentira?
10 - Algumas razões pelas quais você deveria ler mais a Bíblia.

1 - Como a Bíblia foi Escrita?
Voltar ao topo

A Bíblia foi escrita em hebraico e grego, sendo que o Velho Testamento, que vai do livro de Gênesis a Malaquias, foi escrito em hebraico, e o Novo Testamento, que vai do livro de Mateus até Apocalipse foi escrito em grego, ela contém 66 livros e foi escrita num intervalo de aproximadamente 1600 anos, por diversos autores. Existem 4 livros do Novo Testamento que são chamados de Evangelhos, estes são os livros biográficos de Jesus Cristo, estes livros são Mateus, Marcos, Lucas e João, a palavra "Evangelho" significa "Boas Novas". A Bíblia é a palavra de Deus, que foi escrita por homens inspirados por Deus, nela encontramos instrução para vivermos da maneira conforme o nosso Criador deseja que vivamos, ela é como um manual do fabricante, que nos ajuda a conhecer a nós mesmos e a Deus,  e a viver dignamente neste mundo, com paz interior, fé e esperança. A palavra "Bíblia" em português deriva da palavra grega biblon, que significa "rolo" ou "livro", um biblon era um rolo de papiro ou biblo, uma planta semelhante a uma taquara, cuja casca interna era secada, para se tornar uma matéria de escrita de uso generalizado no mundo antigo, mas o termo como usamos hoje, refere-se não ao significado de sua palavra de origem e sim ao livro que é o registro da revelação divina, Deus é vida, amor, sabedoria, paz e outras coisas mais, e tudo o que Ele é, nos é soprado através da Bíblia, pois ela mesma se denomina como o sopro de Deus (2 Tm 3.16 "Toda a Escritura é soprada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,").

A Bíblia é um livro maravilhoso, todas as outras obras literárias existentes não se comparam a ela, toda filosofia e ciência humana não conseguiram mudar tanto a sociedade e a história quanto a Bíblia, a raiz dos problemas da sociedade é espiritual e é através da Bíblia que podemos aprender a ter o verdadeiro viver espiritual, sendo assim ela foi escrita com certas características que a levaram a ser o livro dos livros: ela é pura (Pv 30:5 "Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam."), valiosa (Pv 8:10-11"Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela."), é a verdade (Sl 119:160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.), é eterna (Sl 119:89 "Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu."), é imutável (1 Pe 1:25 "a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada."), é profética (2 Pe 1:21 "porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.") e fiel (Sl 19:07 "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.").

2 - Qual é o seu propósito?
Voltar ao topo

O fator mais importante, que classifica a Bíblia como o livro mais singular, é a influência que ela tem sobre a vida dos homens. Embora a Bíblia seja um grande tesouro com respeito à sua contribuição para humanidade em literatura, filosofia e história, o maior valor deste livro se encontra na grande influência  que exercem sobre as pessoas. Através de suas páginas o homem se vê exposto quanto à sua verdadeira condição diante de Deus, a palavra de Deus é como uma espada que penetra até os pensamentos e propósitos do homem e o convence de seus pecados diante de Deus (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."). Santo Agostinho era um homem indisciplinado e libertino em sua juventude, porém sua mãe orava por ele enquanto ele crescia. Depois de levar uma vida dissoluta por muitos anos certo dia, com trinta e um anos de idade, lendo a Bíblia debaixo de uma figueira, chegou num trecho que diz "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências" (Rm 13:13-14) . Essas palavras o convenceram dos seus pecados e ele se arrependeu diante do Senhor e se tornou um servo de Cristo.

No curso da história, muitas pessoas famosas foram movidas a crer em Cristo e ler a Bíblia. O imperador francês Napoleão, após ter sido derrotado e exilado na ilha de Santa Helena, confessou que embora ele e outros grandes líderes tivessem fundado seus impérios através da força, Jesus Cristo edificou Seu reino com amor, Ele também confessou que embora pudesse reunir seus homens em torno dele em prol de sua própria causa, ele teria de faze-lo falando-lhes face a face, enquanto, por dezoito séculos, incontáveis homens e mulheres se dispuseram a sacrificar, com alegria, a própria vida por amor a Jesus Cristo, sem tê-lo visto sequer uma vez.

A razão pela qual muitos se dispuseram a deixar tudo para seguir a Cristo e ser martirizados por causa Dele é que eles O viram revelado na Bíblia. A Bíblia tem sido a fonte de inspiração para que muitos creiam em Cristo. Embora muitos reis, imperadores e governo tenham tentado, nos últimos dois mil anos, erradicar a Bíblia, começando pelos imperadores romanos do primeiro século até aos governos ateus deste século, nenhum poder sobre a terra tem conseguido abular a atração do homem por esse livro e pela pessoa maravilhosa que ele revela. O Cristo revelado na Bíblia continua hoje tão vivo como há dois mil anos. Nenhuma biografia de homem sobre a terra tem transformado tantas vidas como a vida de Jesus Cristo.

A Bíblia existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas, assim ela a si mesmo se denomina como a Sagrada Escritura (2 Tm 3:15-17 "e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.").

A revelação principal da Bíblia é a vida, o Diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus Cristo veio para que aqueles que Nele cressem, e por Ele vivessem, tenham vida e vida em abundância (João 10:10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."), por isso, quando lemos a Bíblia, devemos entrar em contato com o Senhor Jesus, orando para que Ele nos dê revelação da palavra (Ef 6:17-18 "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"), e orando também para que sejamos capacitados, pelo Espírito Santo, a viver a palavra de Deus, e não só apenas conhece-la em nossa mente, pois o simples fato de conhecermos a Bíblia não nos faz um cristão, os judeus cometeram esse erro, pois eles examinavam as escrituras, mas não conheciam a pessoa de Cristo (Jo 5:39-40 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida."), isso pode ser melhor compreendido ao analisarmos o versículo de 2 Co 3:6 "o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.", não devemos tomar a Bíblia como um livro comum, apenas para trazer-nos algum conhecimento em nossa mente, mas devemos tomá-la, como um livro de vida, contatando o Senhor Jesus, através da oração, para que Ele nos conceda algo vivo em sua palavra, ou seja, algo que traga uma lição prática para o nosso viver no dia a dia, pois a intenção de Deus revelada na Bíblia não é apenas a salvação do nosso espírito, e sim a salvação de todo o nosso ser, para que consigamos viver coletivamente na igreja, que é comparada ao corpo e a esposa de Cristo (1 Tm 2:4 "o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."; 1 Ts 5:23 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."; 1 Co 12:27 "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo." ; Ap 19:7 "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,").

3 - Como compreender a Bíblia?
Voltar ao topo

Quando foi escrita originalmente, a Bíblia não continha a divisão por capítulos e versículos, isso foi criado muito depois de sua conclusão, esta divisão serve para a localização dos textos com mais facilidade, isso deve ser levado em consideração, quando estivermos estudando um determinado assunto na Bíblia, para que não tiremos conclusões indevidas. Devemos sempre analisar o contexto em que se encontra o versículo, um certo escritor uma vez citou sabiamente que "um texto sem contexto na verdade é um pretexto", vamos analisar um versículo para melhor compreensão do que vem a ser a importância de analisar o contexto. Quando, por exemplo, for dito para você ler Mt 4.10, a abreviação Mt significa o livro de Mateus, o número 4 significa que é no capítulo 4, e o número 10 depois do ponto (ou as vezes representado por dois pontos) significa que é o versículo 10, o texto é o seguinte "Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.", ao ler este versículo, percebemos claramente que ele não tem em si próprio uma mensagem isolada vinda da parte de Deus, por isso devemos compreender o contexto, lendo sempre o texto acima e abaixo do versículo em questão. Também é importante que compreendamos o contexto histórico em que se encontra a mensagem que está sendo estudada, por exemplo, as leis do Velho Testamento não se aplicam mas a nós que vivemos na era do Novo Testamento, e devem ser interpretadas apenas como sombras da verdade Cl 2:16-17 "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.", esta verdade foi manifestada através de Cristo, o Novo Testamento traz a nova aliança de Deus com os homens (Lc 22:20 "Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós."; 2 Co 3:6 "o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica."), e muitas das coisas que ocorreram no Velho Testamento, foram permitidas por Deus para que Ele realize sua vontade (1 Co 10:11 "Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado."). Não devemos tentar trazer uma prática do Velho Testamento para o Novo, pois a sombra não pode expressar a realidade, e isso seria o mesmo que colocar remendo de pano novo em vestido velho, o velho e o novo não podem ser combinados, pois um estraga o outro (Mt 9:16-17 "Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam."). Quando você for estudar sobre um determinado tema na Bíblia, além de compreender o contexto textual e histórico, também é aconselhável que você pesquise sobre o assunto em outros livros da Bíblia, utilizando as referências de sua Bíblia ou se for possível uma chave bíblica (chave bíblica é um livro onde se encontra um índice de versículos, ordenado por palavras chaves em ordem alfabética), ou até um bom livro de comentário bíblico, e em último caso, uma pessoa que possa te ajudar, o importante é tirar as dúvidas, pois estas dúvidas iram te causar problemas mais cedo ou mais tarde, na própria Bíblia temos alguns exemplos de explanação bíblica (Lc 24:27 "E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras."; At 8:30-31 "Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.").

Para melhor compreender a Bíblia, devemos usar o nosso espírito, ele é a parte mais interior de nosso ser, que se constitui, da consciência, da intuição e da comunhão com Deus, assim como temos que alimentar nosso corpo todos os dias, com alimento sólido, temos um espírito que deve ser alimentado diariamente pela leitura e oração da palavra de Deus (1 Pe 2:2 "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação," Mt 4:4 "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."), quando lemos a Bíblia com oração, nós estamos contatando a própria pessoa de Cristo, e essa palavra alimenta o nosso espírito, nós trazendo fé, esperança e paz, pois a vida não teria um sentido sem a Bíblia, sendo que nela encontramos respostas para as principais perguntas desta vida, como o propósito da nossa existência, como devemos viver neste mundo e o que ocorrera conosco após esta vida.

4 - Por que Jesus Cristo é o centro da Bíblia?
Voltar ao topo

O tema central de toda Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo (Lc 24:27 "E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras."; 44 "A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos."; Jo 5:39 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim."), e sendo assim os 66 livros podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Preparação: Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para a vinda de Cristo.
  • Manifestação: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como o Rei e Redentor.
  • Propagação: Os Atos dos apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
  • Explanação: As Epistolas tratam da explanação de Cristo, dando os detalhes da doutrina.
  • Consumação: O Apocalipse trata do casamento de Cristo e a Igreja e a consumação de todas as coisas.
5 - Quais os deveres do cristão para com a Bíblia?
Voltar ao topo

Devemos ser sinceros para com a palavra de Deus, para que possamos compreende-la e vive-la, pois se cremos que ela é realmente de Deus, temos que leva-la a sério, sendo assim o cristão deve ler a Bíblia (Ap 1:03 "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."), pregar a Bíblia (2 Tm 4:02 "prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina."), meditar na Bíblia (Sl 1:02 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.), ensinar a Bíblia (Mt 28:19 "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;") e principalmente praticar a Bíblia (Tg 1:22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.), é importante ressaltar aqui o fato de que devemos ensinar apenas aquilo que vivemos, senão estaremos sendo hipócritas e não teremos autoridade espiritual para levar as pessoas a um verdadeiro arrependimento, pois o que mais conta em nossa pregação é o fluir do Espírito Santo, e o Ele não irá fluir se estivermos sendo falsos ( Rm 2:3 "Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?"; Tg 2:12 "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade."), o mais importante é sermos fieis as coisas que o Senhor já nós revelou na sua palavra (Mt 12:48 "Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão."), pois a Bíblia mesma nos ensina que o caminho para seguir a Deus é estreito, e quanto mais você for crescendo espiritualmente, ele fica mais estreito, mas se ficarmos ligados a Deus, como nossa fonte de vida, a sua graça nos sustenta, pois somos comparados aos ramos de uma videira, se nos desligarmos desta videira certamente morreremos espiritualmente. O fato de que, ao que mais é dado revelação, mais será cobrado, não deve fazer com que nos acovardemos e não busquemos mais revelação da palavra do Senhor, pois isso é uma questão de recompensa, ou seja, galardão (Mt 13:23 "Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um."; Mt 25:45-47 "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens."

6 - Os símbolos que representam a Bíblia
Voltar ao topo

A Bíblia é um livro que contém muitas figuras de linguagem e parábolas, que eram usadas para ajudar ou atrapalhar a compreensão das pessoas, dependendo das circunstâncias e da pessoa a quem se dirigia a palavra em questão, dentre estes símbolos, temos alguns que denominam as funções da Bíblia na vida do homem, como:

  • Luz. Quanto mais luz você colocar em um ambiente escuro, mais claro ele se tornará, assim também quanto mais palavra de Deus você tiver em você, mais a luz de Deus brilhará em sua vida (Sl 119:105 "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.");
  • Mel. O mel que revigora e dá prazer ao seu paladar, assim também é a palavra de Deus (Sl 119:103 "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.");
  • Alimento. Assim como nossa carne precisa do alimento sólido para se manter, precisamos da Bíblia como nosso alimento espiritual (1 Pe 2:2 "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,"; Mt 4:04 " Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."; Jo 6:51 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne."; Jo 6:63 "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.");
  • Purificação pelo fogo. O ouro na Bíblia tipifica a pureza de Deus, assim como o ouro é purificado pelo fogo, nós também somos "queimados" pela palavra de Deus, para que nossas impurezas sejam retiradas, (Jr 23:29 " Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiuça a penha?");
  • Lavagem pela água. Antigamente, as roupas eram lavadas em tanques de cimento, com ondulações, e depois enxaguadas no mesmo tanque, me lembro que quanto mais fosse enxaguada a roupa, mais ela saia limpa do tanque, assim também, devemos ser mais e mais "enxaguados" pela palavra de Deus, para que sejamos limpos de toda sujeira adquirida no passado, e no dia a dia em que vivemos (Ef 5:26 "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,");
  • Como um prego. Assim como para cumprir a palavra, Jesus Cristo foi pregado na cruz, pela mesma palavra, devemos estar "pregando" nosso velho homem juntamente com Ele na cruz, pois o pecado (a natureza pecaminosa que herdamos Adão) não pode ser tratado, ou reformado, ele estará com você durante toda sua vida aqui na terra, e cabe a você vencer a carne pecaminosa através do espírito (Gl 5:17 " Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer."), deste modo, o prego simboliza a palavra que perfura (Ec 12:11 "As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor.");
  • A chuva simboliza a palavra que rega e nos traz vida (Dt 32:02 "Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.");
  • Como uma espada. Nossas juntas e medulas são as partes mais difíceis de se separar, mas a Bíblia é comparada a uma espada que pode dividir juntas e medulas, ou alma e espírito, isso que dizer que, através da Bíblia, nós adquirimos o discernimento espiritual para sabermos se estamos agindo em nós mesmos, ou seja, seguindo a nossa carne e o desejo da nossa alma, ou se estamos agindo segundo a vontade de Deus, revelada a nós através de sua palavra em nosso espírito (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.");
  • O sapato simboliza a palavra que protege, assim como nossos pés são protegidos pelo sapato de toda sujeira, pedras e objetos cortantes que encontramos em nosso caminho, nosso caminhar (proceder), é protegido pela palavra de Deus (Ef 6:15 "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;");
  • Como uma semente. A palavra é comparada a uma semente que foi semeada em nosso coração, (Mt 13:3-23 "E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir , ouça. Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um."), sobre a parábola acima, é importante observar que o mais importante é ter um coração sincero diante da palavra de Deus, pois Deus conhece o homem pelo seu coração e não pelas suas atitudes ou palavras (Pv 27:19 "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.").
7 - A Renovação da Mente através da Bíblia
Voltar ao topo

Uma das mais importantes funções da Bíblia é a renovação da nossa mente (Rm 12:2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."). A mente do homem, que não conhece a Deus, é uma mente posta na carne, pois ele foi gerado e educado pelos seus pais na carne, e o que vem da carne, só pode ser carne, e seus comportamentos são regidos por está educação carnal (1 Pe 1:18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,"), após nos tornarmos filhos de Deus, entrando no reino de Deus, mas ainda continuamos com a chamada lei do pecado em nossa carne (Rm 7:25 "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado."), mas a grande diferença é que agora a pessoa possui o Espírito Santo nele, que o ajudará a viver no Espírito e mortificar os feitos da carne (Rm 8:13 "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis."), se andarmos no espírito, o próprio Deus estará vivendo em nós, pois em nós mesmos, isto é em nossa carne, não temos bem algum e não podemos agradar a Deus (Rm 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo."; Rm 8:6 "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz."; Rm 8:8 "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."), mas se nos mostrarmos sempre humildes de espírito (para que o Espírito Santo venha nos preencher), Deus irá cumprir em nós a Sua vontade e seremos capacitados a viver a Sua palavra. Nossa mente, na verdade tem a função de ajudar o nosso espírito a buscar a Deus, nossa intuição é uma das partes de nosso espírito, quando recebemos algo em nossa intuição, devemos utilizar a nossa mente para checar nosso conhecimento da Bíblia, se aquilo é ou não de Deus, pois o maligno tenta nos enganar, lançando dardos, ou seja, pensamentos para nos desviar da vontade de Deus, é aqui que entra a importância da palavra de Deus, pois ela serve como se fosse um capacete para te proteger contra os dardos do maligno (Ef 6:17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"). Lembre-se que Deus não irá lhe mostrar nada em sua intuição (espírito), que esteja em desacordo com a Sua palavra, desta forma, Ele estaria tornando-se mentiroso, pois como Ele poderia te dar uma revelação que não condiz com a Bíblia? E a palavra nós revela que Deus abomina a mentira e que o pai da mentira é o Diabo. A Bíblia tem um exemplo que demonstra que podemos estar sendo destruídos pela falta de conhecimento (Os 4:6a "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento."), outro versículo que podemos citar para enfatizarmos a questão do conhecimento mental auxiliando o espírito é Jo 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.", observemos aqui que nós só lembramos daquilo que um dia conhecemos, então como o Espírito Santo nos fará lembrar de uma coisa que nunca conhecemos? Esta é a importância da intimidade com a palavra, quanto mais lermos e orarmos sobre seus versículos chaves, mais seremos alimentados e guardados dos ataques do inimigo, pois o pecado sempre começa em nossa mente e se aprendermos a lidar com ele em nossa mente, estaremos matando o mal pela raiz.

8 - Conheça algumas das profecias da Bíblia que já se cumpriram .
Voltar ao topo
  • A Vinda de Jesus Cristo foi profetizada por Isaías aproximadamente 760-680 a.C. em Is 52:13-53:12 " Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens), assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão. Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu."
  • A profecia sobre a restauração do estado moderno de Israel, que foi cumprida em 15 de maio de 1948, tendo sido feita por Ezequiel, Isaias e Jeremias, centenas de anos antes de Cristo ( Is 60:9-10 " Certamente, as terras do mar me aguardarão; virão primeiro os navios de Társis para trazerem teus filhos de longe e, com eles, a sua prata e o seu ouro, para a santificação do nome do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque ele te glorificou. Estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te castiguei, mas na minha graça tive misericórdia de ti."; Is 61:6 " Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis."; Jr 23:3 " Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão."; Jr 30:3 " Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o SENHOR; fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão."; Jr 31:36 "Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre."; Ez 11:17" Dize ainda: Assim diz o SENHOR Deus: Hei de ajuntá-los do meio dos povos, e os recolherei das terras para onde foram lançados, e lhes darei a terra de Israel.")
9 - Teoria da Evolução - Verdade ou Mentira?
Voltar ao topo

Um dos fatores predominantes, que alguns cientistas utilizam para negar a autenticidade da Bíblia, é a teoria da evolução, de Charles Darwin, na qual é afirmado que o homem é proveniente do macaco e veio evoluindo até chegar ao estágio atual. Mas atualmente, a própria ciência está descobrindo que Darwin estava enganado, pois dentro da cadeia de evolução, o fóssil do ancestral mais antigo do homem, é o do Ardipithecus, datado de 4,4 milhões de anos, no qual o homem era mais parecido com macaco do que como nós somos hoje, a questão é que foram descobertos  recentemente  fósseis de um homem que tem  a idade de 6 milhões de anos, o qual anularia toda a teoiria da evolução, pois este homem tem as características da arcada dentária e de diversos outros ossos bem paracidas conosco. Outra coisa que tem tirado o credito da teoria evolucionista é o fato de que as gerações intermediárias, entre a suposta metamorfose de macaco para homem,  terem se extinguido de maneira inexplicavél, o que torna mais evidente de que a Bíblia tem razão quanto a criação de Deus. Se estas conclusões que a ciência está chegando estiverem corretas, anula-se a teoria de Darwin e confirma-se a palavra de Deus. Caso você queira saber mais sobre está descoberta, leia a revista Veja, da Editora Abril, número 50, de 13 de dezembro de 2000 - páginas 88-90.

10 - Razões pelas quais você deveria ler mais a Bíblia.
Voltar ao topo

O texto principal para expressar a grandiosidade da Bíblia se encontra na própria Bíblia, vamos ler este texto no livro de Provérbios 4:4-9 "então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.", como comprovação deste trecho, podemos observar alguns fatores da histórias, como:

  1. Dentre os países mais desenvolvidos do mundo, a maioria deles foi culturalmente muito influenciado pela Bíblia, o maior exemplo são os EUA, onde a grande maioria da população é de cultura cristã, e os seus primeiros governantes eram cristãos que amavam a Bíblia e utilizavam da sabedoria nela contida para governarem os EUA.
  2. O povo Judeu, mesmo não crendo no Novo Testamento e em Jesus Cristo, é muito fiel a palavra de Deus do Velho Testamento, eles são um  povo que hoje tem aproximadamente 25 milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo, e mesmo sendo um povo discriminado, e sofrido, tem acumulado mais de 140 prêmios nobeis através da história, enquanto que nós aqui no Brasil somos mais de 150 milhões de pessoas, não temos nem sequer um prêmio nobel.
  3. Muitas das grandes personagens da história eram cristãs, e se não eram, de alguma forma foram grandemente influenciados pela Bíblia, em suas obras literárias ou mesmo em sua vida, devido ao fato de que os princípios espirituais nela contidos, são os mais elevados do que os de todas as outras obras existentes, dentre estas pessoas, selecionamos algumas frases notáveis, ditas por elas:
  • Abraham Lincoln
  • : " Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro."
  • George Washington
  • : "Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia."
  • Napoleão:
  • "A Bíblia não é um simples livro, senão uma Criatura Vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem."
  • Rainha Vitória:
  • "Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra."
  • Isaac Newton:
  • " Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana."

Caso você não conheça a Bíblia, te faço um desafio, busque estudá-la com fé, que você verá como ela tem um poder transformador que irá revolucionar sua vida em todos os aspectos, pois o propósito para o qual você foi criado com um espírito, é que este espírito foi feito para conter o próprio Deus, você nunca conseguirá ser uma pessoa completamente realizada, pois nada como fama, dinheiro, poder ou qualquer outra coisa, que a sua carne possa desejar, pode se comparar ao gozo de ter uma vida de plena comunhão com Deus, " Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."(Rm 14:17). Além disso, Deus tem um desejo, um plano, para o qual Ele necessita de homens que o amem e estejam dispostos a pagar o preço (2 Tm 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.) de servi-Lo e efetuar este plano. O preço é caro, mais a recompensa é eterna e como podemos ler em 1 Tm 1:15 "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." Leia a Bíblia. Que a paz do Senhor esteja convosco. Amém.

PALAVRAS DE DEUS PRA VOCÊ

A BÍBLIA É A SUA ESPADA

A Bíblia Ensina O Segredo do Perdão

A Biblia Ensina Que Deus Existe

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

QUER SE LIBERTAR, LEIA A BÍBLIA

Examinando na Bíblia, você pode tomar a decisão que estes homens tomaram:

1. Padre José Manuel da Conceição
Nascido em 11 de março dc 1822, exerceu o sacerdócio romano por 18 anos nas paróquias de Piracicaba, Santa Bárbara, Taubaté, Sorocaba e Brotas. Converteu-se lendo a Bíblia. Logo depois visitou o bispo Dom Sebastião Pinto do Rego e este não conseguiu demovê-lo, em virtude dele estar fundamentado em sólidos argumentos bíblicos que citou, contra o catolicismo. Deixou a batina em 1864, uniu-se a Igreja Presbiteriana, cm cuja Faculdade Teológica fez questão de estudar. Realizou fecunda obra, através da imprensa, da literatura e do público, com grande eloqüência e desprendimento, percorrendo, em viagens, as províncias centrais do Império permaneceu na fé até à morte.
2. Padre Antônio André Lino da Costa
Nascido no ano de 1850, no Ceará, após formar-se no Seminário de Fortaleza, serviu ao catolicismo durante 17 anos como sacerdote. Porém, certo dia tomou, das mãos de uma beata, uma Bíblia, dizendo-lhe que não devia ler tal livro, mas passou a lê-lo e descobriu o flagrante contraste entre as doutrinas e práticas da Igreja Católica e os ensino da Bíblia. Converteu-se renunciando ao catolicismo, foi ordenado ministro do Evangelho e dedicou-se à obra missionária e pastoral durante cerca de 20 anos. Deixou publicadas diversas conferências, sobre ternas de empolgante controvérsia. Faleceu firme na fé, em 21 de fevereiro de 1913.
3. Padre Hipólito de Oliveira Campos
Após 26 anos de sacerdócio, aconteceu-lhe um fato singular: Sabendo que um católico estava lendo a Bíblia, foi visitá-lo, arrebatou o livro de suas mãos e levou-o consigo. Chegando à sua casa resolveu rasgar as folhas do mesmo, porém pôs de lado as capas que eram de bom couro, com o fim de servirem para um par de chinelos. Procurou um sapateiro para encomendar o serviço, mas sendo ele um conhecedor da Bíblia negou-se a atender ao padre e acusou-o de estar desrespeitando a Palavra de Deus. O vigário então, despertado em sua consciência, resolveu ler a Bíblia. Conseguiu uma outra, leu, meditou, creu no Evangelho, converteu-se a Cristo e deixou a batina. Louvado seja Deus. Passou a pertencer à Igreja Metodista, na qualidade de ardoroso missionário, conferencista e brilhante escritor. Deixou livros e conferências publicadas. Após vinte anos de abençoados trabalhos, passou para o Senhor.
4. Padre Ricardo Mayorga
De nacionalidade espanhola, fez seus estudos teológicos no Seminário de El Escorial e exerceu a carreira eclesiástica durante 5 anos. Certo dia em que meditava sobre a hóstia, sentiu-se horrorizado pensando no triste destino do "Cristo transubstanciado" que era engolido e desfeito... Logo depois recebeu a semente do Evangelho genuíno, por meio de uma família evangélica, e foi levado a examinar detidamente o texto sagrado. Em resultado disso, converteu-se a Cristo, renunciou às doutrinas e práticas do romanismo e passou a ser um destemido pregador, escritor e professor evangélico, servindo ás Igrejas "Cristã Evangélica" e "Batista". Faleceu recentemente.
5. Padre João Ziller
Nascido em 1878. em São Paulo, o padre João Ziller cursou o seminário romano de Tirol, Áustria, e foi ordenado sacerdote em 1901. Foi frade missionário e confessor de padres. Por duvidar da presença real de Cristo na hóstia, despiu a batina em 1907. Anos mais tarde, descobrindo que muitos dogmas católicos não passavam de grosseiras superstições, converteu-se a Cristo, abandonando a igreja Católica Romana. Sendo recebido e batizado na igreja Metodista, passou a ser pastor, conferencista e professor.
6. Padre Rafael Gioia Martins
Nascido cm Piracicaba, São Paulo, no ano de 1898, esse ilustre homem de Deus estudou no Seminário Diocesano de Campinas, foi ordenado sacerdote em 1924, e serviu à Igreja Católica nas funções de redator da "Tribuna" e na cátedra de Exegese biblica no Seminário, durante cinco anos. Não concordando com o celibatarismo, deixou o sacerdócio e casou-se, mas continuou como católico e professor até o dia em que ouvindo conferências que eram feitas pelo Rev. Hipólito de Campos, ex-padre, acabou convertendo-se ao Evangelho. A luz da Bíblia, sua fé evangélica solidificou-se. Ingressou na Igreja Batista em 1931 e serviu fielmente a Cristo nessa Igreja até o término de seus dias na terra.
7. Padre Emídio José Pinheiro
Nascido em Nazaré Paulista no ano de 1901, Emídio José Pinheiro cursou os seminários "Menor, de Pirapora" e "Provincial" de São Paulo. Ordenado sacerdote, exerceu os cargos de Coadjutor da Igreja de Santa Ifigênia (SP) e vigário de Vila Matilde, no lapso de quatro anos. Deus se serviu da música para atraí-lo ao caminho da salvação. Passava defronte de uma igreja evangélica do Brás, quando escutou um belíssimo hino e resolveu adentrar o templo. Encantado pela música e pela pregação, interessou-se pelas verdades da Bíblia, aceitou-as e logo depois renunciou ao catolicismo, deixando a batina. Isto se deu 1930. No ano seguinte foi batizado, ingressou na Primeira Igreja Batista de São Paulo, na qualidade de ministro, pregador, professor de música e pastor. Fervoroso de espírito e constante, o distinto ex-padre serve até agora a Cristo como pastor emérito da referida Igreja.
8. Padre José Marcelino Nunes de Araújo
Padre que cursou o Seminário de Pouso Alegre (Minas), foi ordenado sacerdote em Guaxupé, no ano de 1914 e exerceu o sacerdócio durante 17 anos, na qualidade de jornalista e professor nos Seminários de Campinas e Guaxupé. Afirma ele que em 1931 converteu-se e deixou a batina, após a leitura de um livro de teologia evangélica. Ingressou na Igreja Batista.
9. Padre Francisco Benjamin Melito
De nacionalidade italiana, cursou o Seminário de Consenza (Itália), foi ordenado e exerceu o sacerdócio pelo espaço de 26 anos. Vindo para o Brasil, a convite do Bispo de Botucatu, foi vigário das paróquias de Altinópolis e Brodowsky, até o ano de 1930. Lá muito vinha fazendo acurado exame da Bíblia, com o propósito de descobrir a verdade religiosa, e quando adquiriu a convicção de estar errado, renunciou aos postos que ocupava, deixou a batina e ligou-se à igreja Batista. Após ser batizado, no mês de maio de 1933, passou a ser um consagrado evangelista e conservou-se fiel a Cristo até a morte.
10. Padre Oscar de Oliveira
Nascido em Campinas (Si3) no ano de 1805,1 Oscar de Oliveira cursou filosofia no Seminário Provincial de São Paulo e Teologia no Seminário Maior de Pouso Alegre, onde foi ordenado padre em 1920. Ocupou os cargos de Secretário-Geral do bispado de Pouso Alegre e de Campinas, e de Cônego Catedrático do bispado de Campinas. Mas deixou a Igreja Romana em 1934 e dois anos depois, ouvindo a pregação do Evangelho por vários pastores e fazendo acurados estudos com base na epístola aos Hebreus, acabou ingressando na Igreja Evangélica (Batista).
11. Padre Antônio Dias Maciel
Nascido na cidade de Luz, Minas Gerais, ele estudou nos seminários de Mariana e Adamantina. Após concluir seus estudos, o padre Antônio exerceu as funções de auxiliar da Paróquia de Luz. Em seguida foi vigário nas cidades de Estrela do lndaiá e São Jogo Batista da Glória. Porém, examinando a Bíblia, convenceu-se de que estava errado e ensinando o erro a muitos. Diz ele que abandonou a Igreja Romana por amor e respeito â Bíblia.Consagrou-se à obra evangélica e foi ordenado ministro do Evangelho em janeiro de 1949.
12. Padre Francisco da Cruz
Nasceu na cidade de Porto (Portugal). Formou-se no Seminário Maior de Lille, França, e foi ordenado bispo-cardeal daquela cidade. Foi padre na Diocese de Evora. Conquistou o título de Missionário do Trabalho, na Universidade Católica de Lille.Como é que se converteu? - Entrou em contacto com um pastor ex-jesuíta e dele recebeu a orientação para melhor estudar a Bíblia.Deixou a batina em 1944 e, vindo para o Brasil, passou a freqüentar uma igreja evangélica de São Paulo, cujo Pastor o encaminhou a uma das Faculdades de Teologia evangélica, onde se formou. Foi enviado a seguir para Portugal onde é missionário.
13. Padre Armando Heriitan Hegger
Nasceu na Holanda. Escolheu a carreira sacerdotal, fez o curso naquele mesmo país. Vindo para o Brasil, foi padre durante 7 anos e a seguir tornou-se professor de Filosofia no Seminário Maior de Tietê. Verificando a diferença entre o ensino da Bíblia e o ensino da Igreja Católica, permaneceu algum tempo em dúvidas, até que certo dia, estando no Rio de Janeiro, encontrou na lista telefônica o endereço de um pastor e foi procurá-lo, indagando a respeito da doutrina pregada nas Igrejas Evangélicas. Voltando para São Paulo, encontrou com outro pastor, o qual o esclareceu ainda melhor. Finalmente despiu a batina, no ano de 1948.Falando sobre a sua conversão, o ex-padre Armando diz que vários motivos o levaram a "passar para o lado de cá": discordância entre o catolicismo romano e a Bíblia, formalismo e falta de fraternidade cristã na igreja de Roma.É conferencista, pastor evangélico e professor, atualmente, usado por Deus para evangelizar nossa querida pátria.
14. Padre Victor Miguel Cano
Nascido na Cidade de Lima, Victor Miguel Cano tornou-se sacerdote quando entrou para o Mosteiro Mercederiano, daquela mesma cidade. No relato de sua vida ele conta que no Mosteiro não encontrou paz, verdade e alento que buscava, antes sofreu no claustro as manifestações de crueldade, egoísmo, inveja, impiedade e vícios deprimentes. Tendo sido nomeado bibliotecário do Convento, deliberou estudar a Bíblia e a teoria do Purgatório ensinada como dogma pelo romanismo. Após procurar o fundamento do fantástico lugar, sem encontrá-lo, consultou o padre superior, sem obter os esclarecimentos desejados. Continuou estudando a Bíblia, não encontrando nesse livro sublime os fundamentos das novenas, das missas, da confissão auricular e da veneração de imagens de paus e pedras.Como último recurso, solicitou transferência para o convento de Cuzco e posteriormente para o convento de Arequipa, onde encontrou ambientes de grosseira imoralidade.Mas nesta última cidade havia uma igreja evangélica onde o Padre Victor conseguiu chegar certo domingo à noite sem o hábito de monge, com o fim de conhecer as doutrinas que pregavam ali. Aquele foi o dia mais feliz de sua vida, quando recebeu na alma um brilhante facho de luz, o qual espancou as densas trevas de dúvidas, de superstição e de tristeza. Passou a crer na salvação conquista pelo derramamento do sangue divino. Agora vive servindo o Cristo vivo, poderoso e verdadeiro.
15. Padre Dr. Valter Manuel Montano
Filho do reitor da Universidade de Cochabamba (Bolívia) e sobrinho de um ex-presidente da Bolívia, cursou o Colégio São Tomaz de Aquino e ingressou no Mosteiro de São Domingos, da cidade de Cuzco (Peru), tornando-se frade domiciniano sob o pseudônimo de Frei Luiz. Mas, ali mesmo, dentro dos muros do convento, Jesus Cristo revelou-lhe a Verdade que ele buscava, e em virtude dessa radiosa experiência, despiu o hábito, realizando urna fuga espetacular, cheia de peripécias. E ingressou na Igreja Evangélica, amparado pela União Evangélica Sul Americana (Missão). Tornou-se ministro do santo Evangelho em Lima (Peru). A respeito dele foi escrito o livro: "O Monge que ressuscitou", encontrado nas livrarias.
16. Padre José M. Rico Ávila
Fez o noviciado no Convento dos Jesuítas, em Andaluzia, na cidade de Puerto de Santa Maria (Espanha) e o curso de teologia na Faculdade de Fourviere de Lyon (França). Em 1937 foi ordenado sacerdote por consagração celebrada pelo Monsenhor Deley, acolitado por 90 sacerdotes. No terceiro ano de sua prova, em La Guardia y Salamanca (Espanha) transferiu-se para o clero da Arquidiocese de Granada, passando a servir na Paróquia de Santa Escolástica. Posteriormente viajou para a América do Sul (Bolívia), onde assumiu o cargo de Assessor nacional da Juventude Estudantil Católica. Nesse tempo defrontouse com o livro de Hebreus, passando a estudá-lo, especialmente na parte em que aborda o sacerdócio eterno, único e suficiente de Cristo para a salvação do homem. Em resultado disso, converteu-se a Cristo e lançou fora sua batina.
17. Padre Prof. Dr. Adrian Cáceres
Foi pároco, por nove anos na cidade de Sucre (Bolívia), e exerceu os cargos de Diretor Arquidiocesano fundador dos Centros Colegiais da Juventude Estudantil Católica; fundador e diretor do Dispensário Médico San Lázaro, da Escola de Capacitação Obreira, do Roupeiro dos Pobres e da Liga de Trabalhadores Cristãos. Propulsor de vários Círculos de Estudos, tais como a Sociedade Geográfica Sucre, a Sociedade Folclórica da Bolívia e a Academia de Belas Artes. Além de sua vasta cultura, de amplitude enciclopédica, colhida em diversos cursos feitos na Faculdade de Direito, Ciências Políticas e Sociais, o Dr. Cáceres conquistou o doutorado em Ciências Jurídicas. Desempenhou o cargo de Secretário Permanente da "Conferência Episcopal" da Bolívia. Entretanto, com tais títulos e posições de destaque não se sentia feliz nem se libertou de seus pecados, até que conheceu a Verdade em Jesus Cristo, descobriu que estava envolvido em grandes erros dentro da Igreja Romana. Deliberou, então, renunciar a tudo que o prendia: família, ambiente, vantagens econômicas e posições de fama e glória, para se colocar ao lado de Cristo e ter segurança plena de sua salvação. E assim o fez, deixando a batina no dia 2 de agosto de 1959 mia cidade de São José da Costa Rica.
18. Padre Dr. Luiz Nieto
Nascido em Zamora (Espanha) foi educado no Colégio Católico de Fuente del Maestre, província de Badajoz. Fez o noviciado em Sevilha, passou pelo antigo monastério de Guadalupe, para completar seus estudos, e foi ordenado sacerdote cm 24 de julho de 1938 na cidade de Cáceres. Em seguida passou a ser capelão das forças de Franco, professor e sacerdote em Fuente del Maestre e missionário. Mas em 1941 deixou a Espanha, desceu à América do Sul, passando pela Argentina e chegando ao Chile. Neste país, Deus foi servido impressionar sua alma com experiências amargas, das quais saiu decepcionado e amargurado com a sua religião. Ao mesmo tempo sua atenção foi voltada para uma família que dava impressionante testemunho do poder do Evangelho. Sendo transferido posteriormente para a Argentina, na cidade de Buenos Aires. Decidiu procurar uma Igreja evangélica, encontrando a igreja Batista e irmãos evangélicos que o orientaram e ajudaram. Deixou a batina, alcançou a sonhada liberdade, pela aceitação do Evangelho e do Salvador. Ligou-se à Igreja Evangélica e sente-se feliz.
19. Padre Dr. José Tavares de Souza
José Tavares de Souza nascera aos 10 de março de 1904 na cidade de Pão de Açúcar, Estado de Maceió. Em 1918 ingressara no Seminário Católico de Santa Tereza (Bahia) e em 1920 fora transferido para o Seminário de São José, de Aracaju, onde estudou até 1927.A convite do então bispo de Penedo, ocupou a vice-diretoria do Colégio Anchieta daquela cidade, em 1928. No ano seguinte, isto é, em 4 de agosto de 1 929 fora ordenado sacerdote em Penedo e no dia 6 do mesmo mês celebrava, na catedral local, sua primeira missa.De 1930 a 1932 (maio), sendo vigário de Limoeiro de Anadia, exerceu, também o cargo de Prefeito revolucionário do mesmo município. Deixando, porém a vida eclesiástica naquela época, casou-se, no dia 4 de maio de 1932, com d. Benita Lacerda Tavares, de cujo consórcio nasceram duas filhas, hoje casadas.Sua conversão ao Evangelho verificou-se no ano de 1932, determinada pelasconclusões a que chegou após examinar as Escrituras. Sua pública profissão de fé evangélica e seu batismo realizaram-se no dia 4 de agosto de 1932, sendo oficiante omissionário L. L. Johnson, na Igreja Batista de Aracaju. Logo depois, no dia 13 desetembro de 1936, o ex-padre José Tavares de Souza foi consagrado ao ministério damesma igreja, em cujo pastorado tem permanecido nos últimos 28 anos.Na vida secular o ilustre irmão exerceu várias funções políticas, como Prefeito de Limoeiro, Vereador da Capital, Secretário da Prefeitura e Diretor da mesma Municipalidade, de cujo cargo foi aposentado.
20. Padre Luiz Padrosa
Depois de 43 anos de vida sinceramente católica, dos quais 15 (quinze) de profunda formação eclesiástica, 10 (dez) de sacerdote pregador de grandes multidões e 23 (vinte e três) de vida religiosa na Companhia de Jesus, cheguei à conclusão seguinte: a Igreja Católica Romana não é a verdadeira igreja de Jesus Cristo. e não o é porque está cheia de sofismas. E não pode ser a Igreja de Jesus Cristo não estando apoiada única e exclusivamente na Verdade. A igreja Católica está alijada na verdade cristã; e o que é pior, não tem possibilidade de volver à pureza da fé em Jesus Cristo". - São as palavras autênticas e textuais usadas pelo padre Luiz Padrosa, ex-sacerdote católico, ex-religioso da Companhia de Jesus, diretor fundador do instituto Loiola de Orientação Psicológica, vice-Presidente do comitê internacional de Psicólogos e Psiquiatras Católicos, em resposta a pergunta:"Por que deixou a Batina?", e publicadas na capital de Buenos Aires cm 1" de julho de 1951.
Fonte: colhido no livro "Por que Estes Padres Católicos Deixaram a Batina?", pág. 117-131 ed. A.D Santos 1997.
Este livro traz depoimentos e informações sobre a Conversão de 43 padres e freiras, inclusive do padre sobrinho do Papa João VI O autor, pastor Agrício do Vale, é ex-padre e também dá seu testemunho neste livro.
Diz ainda o autor: "Tivéssemos maior número de páginas à nossa disposição neste volume, e seriam usadas para publicação de mais algumas dezenas de testemunhos, fiéis, autênticos e impressionantes, de conversão de sacerdotes e de leigos católicos."